Categorias
Notícias

Governador participa de webinário “Debatendo o Plano Amazônia Agora”

O último webinário da série Debatendo o Plano Amazônia Agora promove nesta quarta-feira (dia 9), a partir das 16 horas, debate online relacionado à captação e ao uso de recursos para o combate ao desmatamento e mitigação de mudanças climáticas no Pará. O evento contará com a participação do governador do Estado, Helder Barbalho; e com as presenças de Puyr Tembé, representante da Federação dos Povos Indígenas do Estado do Pará; Juliana Santiago, chefe do Fundo Amazônia entre 2013 e 2018; e a diretoria do Instituto Talanoa, Natalie Untesrtell. A jornalista Daniela Chiaretti, repórter do Valor Econômico, será a debatedora do webinar, que terá como moderadora Adriana Ramos, do Instituto Socioambiental.

A série de webinários “Debatendo o Plano Estadual Amazônia Agora na visão da sociedade civil e academia” busca envolver a comunidade na discussão a respeito da macroestratégia ambiental lançada em agosto deste ano pelo Governo do Pará. Principal política pública nas áreas de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural do Estado, o Plano Estadual Amazônia Agora apresenta como um de seus pilares o programa Fundo Amazônia Oriental (FAO), uma iniciativa integrada ao tema do webinário desta quarta-feira, pois possui em seu conceito a incumbência de captar e gerir projetos de financiamento ambiental de longo alcance, agindo, portanto, na captação de recursos para políticas públicas e estímulo a projetos socioambientais.

As videoconferências da série Debatendo o Plano Amazônia Agora levantam discussões sobre as ações necessárias à política ambiental do estado do Pará por intermédio de um diálogo com produtores rurais, comunidades tradicionais e indígenas e setores do agronegócio. Os encontros online têm, abordado temas como ordenamento territorial, conservação florestal, mecanismos de governança, transparência, metas e matriz operacional do Plano.

O Plano Estadual Amazônia Agora apresenta quatro componentes centrais de atuação, que buscam conciliar o cuidado e a conservação do meio ambiente com o desenvolvimento das potencialidades da economia rural no Pará: Comando e Controle, que atua na repressão aos crimes ambientais; Ordenamento Ambiental, Territorial e Fundiário, que promove a regularização e segurança jurídica para investimentos; Territórios Sustentáveis, que oferece incentivo técnico e fomento aos produtores rurais, aliado à certificação da produção e ao acesso a novos mercados; além do Fundo Amazônia Oriental.

A organização do evento é composta pelo Instituto Imazon, pelo Instituto Socioambiental, Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), Imaflora, Observatório do Manejo Florestal, Comunitário e Familiar, Instituto de Ciências Jurídicas da UFPA e a Clínica de Direitos Humanos da Amazônia da UFPA. A transmissão será pelo canal do Youtube e pela página do Facebook do Imazon. As inscrições para participar dos debates são gratuitas e podem ser feitas em bit.ly/WebinarioAmazoniaAgora.

Serviço:
Webinário “Debatendo o Plano Estadual Amazônia Agora – a visão da sociedade civil e academia”
Dia 09/12 – 16 horas
Tema: Captação e ao uso de recursos para o combate ao desmatamento e mitigação de mudanças climáticas no Pará
Transmissão ao vivo pelo Facebook e YouTube do Imazon